O centenário mercado do Bolhão é um dos mais fascinantes ícones da cidade do Porto. Foi erguido no ano de 1915, em plena I República, depois de diversos projetos (sempre adiados), salientando-se na altura como símbolo de modernidade arquitetónica de inspiração francesa (escola das “Beaux Arts” de Paris). Conseguiu modificar profundamente toda a vasta área ocupada, conquistando uma nova centralidade para a cidade!
O anúncio das obras de reabilitação do mercado por parte da Câmara Municipal do Porto (2018) foi o ímpeto para a realização deste projeto, “Bolhão, histórias e memórias”, que numa abordagem documental (narrativa e fotográfica) intenta contribuir para o enriquecimento da longa história da Invicta, seja na vertente da arquitetura do edifício, no seu comércio (suas lojas exteriores que tanto marcaram o comércio da Invicta do século XX) ou, ainda, no seu tradicional mercado de fruta, hortaliça, peixe, carne, pão ou até do amolador das facas e tesouras. Sem nunca esquecer esta vertente humana que representa o maior património do Bolhão!
O livro conta com o apoio da Fundação Engenheiro António de Almeida e o prefácio do livro é da autoria do Dr. Rui Moreira que, em conjunto com o seu executivo camarário, contribuiu decididamente para a manutenção e reabilitação (nunca anteriormente realizada) deste nosso Mercado do Bolhão.
Disponível nas principais livrarias portuguesas (FNAC, Bertrand, Almedina, El Corte Inglês, Latina, José Alves, etc. Também no portal WOOK).